O que é uma bola de retenção e como se faz a sua manutenção?
Ouvimos muitas vezes: “Tenho esta faca há algum tempo e já não funciona tão bem como antes”. Ou: “Acabei de comprar esta faca e é tão dura”. Muitas pessoas utilizam imediatamente óleo para lubrificar a dobradiça. Sim, por vezes isso pode resolver o problema. Mas o que vemos é que, em muitos casos, há outra coisa que está a causar o problema: a esfera de retenção. Dizemos-lhe o que é isso, o que faz e como pode garantir que não funcionará contra si.
O que é uma bola de retenção?
A esfera de retenção é um pequeno esfera feito de aço ou cerâmica. Nas facas com um framelock ou linerlock, uma bola de retenção garante que, quando fechada, a faca não se abre acidentalmente. A bola é empurrada para dentro da barra de fecho, e na lâmina pode encontrar um pequeno orifício. Como a bola de retenção cai no buraco quando a faca está fechada, a faca mantém-se fechada. Para além dos linerlocks e framelocks, existem também outros mecanismos que utilizam uma bola semelhante (pense num fecho de compressão), mas nove em cada dez vezes trata-se de um liner ou framelock.
Porque é que uma bola de retenção pode funcionar contra si
Ao abrir e fechar, a esfera de retenção entra continuamente em contacto com a lâmina. Nalgumas lâminas, é possível ver vestígios disso na lâmina. Chama-se a isto a via de retenção. O que acontece na maioria das facas é que a esfera de retenção e/ou a pista de retenção ficam sujas. Só o facto de transportar a lâmina no bolso já faz com que o pó se comece a acumular. Ou quando, durante a utilização, entra areia, comida ou qualquer outra sujidade, nota-se imediatamente. Assegura, nomeadamente, que o contacto suave e fácil entre a bola e a lâmina seja interrompido. Assim, sente-se um desnível que faz com que as dobradiças deixem de se mover suavemente.
Também pode acontecer que a esfera de retenção fique “seca”. Isto significa que já não há óleo disponível para lubrificar o contacto entre a esfera e a pista de retenção. Outra causa pode ser o acabamento da lâmina. Com facas novas, a esfera de retenção precisa de ser desgastada. Tem de ter um efeito na lâmina. Especialmente quando a lâmina é melhorada com um revestimento, nota-se isso, mas também com uma lâmina acetinada sente-se por vezes cada risco e ranhura.
Como é que se resolve isto?
Se a esfera de retenção ou a calha de retenção estiverem sujas, a solução é simples: limpe-as e adicione uma gota de óleo. Gostamos de utilizar um cotonete com um pouco de álcool para limpar a esfera; para a pista de retenção, pode passar um pouco de papel através da estrutura e da lâmina. Para mais informações sobre este assunto, consulte o nosso tópico sobre como fazer a manutenção de uma navalha sem a desmontar.
Depois de a limpar, utiliza-se uma caneta de óleo, a NanoOil 10W, por exemplo, para adicionar uma pequena gota de óleo à bola. Ao abrir e fechar a faca algumas vezes, o óleo é espalhado pela pista de retenção. Nunca utilize demasiado óleo, pois só atrairá mais pó, deixando-o com uma faca que não se abre pouco tempo depois.
No caso das facas mais recentes, é importante começar a utilizá-las para as desgastar. A bola vai polir-se num caminho perfeito, que se vai resolver sozinho. É perfeitamente normal que uma faca precise de ser “usada” quando se começa a utilizá-la. Isto aplica-se a todas as peças móveis, desde um motor de automóvel a uma dobradiça de uma porta.
Conclusão
É apenas uma parte simples da sua faca, e as soluções são igualmente simples. No entanto, pode realmente afetar a forma como a sua faca se move. Esperamos que agora consiga resolver a maioria dos problemas sozinho. Se tiver mais alguma dúvida, não hesite em contactar-nos.