Como se usa um quebra-vidros?
Muitos canivetes, multiferramentas, canetas táticas e ferramentas de bolso são melhorados com eles: quebra-vidros. Mas como é que se usa um quebra-vidros? A que é que presta atenção em caso de emergência? A Knivesandtools testou-o e explica-o!
Antes de mais, é importante saber como funciona um quebra-vidros. Basicamente, estamos a lidar com a força bruta de um movimento de golpe que parte o vidro. Parece simples: desde que se bata com força suficiente, o vidro parte-se sozinho. Na realidade, porém, não é tão simples quanto isso.
O quebra-vidros de carboneto de tungsténio é o melhor
Quando testámos os nossos próprios quebra-vidros, verificámos que a diferença entre cada um deles se encontra no material utilizado para o quebra-vidros. A maioria dos martelos demolidores de vidro são melhorados com uma ponta de carboneto ou de carboneto de tungsténio. Este tipo de quebra-vidros faz sempre o que é suposto fazer. Também testámos o funcionamento de um bisel de aço na cabeça de uma lanterna. Ficámos um pouco desiludidos: tivemos de bater com relativa força antes de sermos bem sucedidos. Se não tiver mais nada para o ajudar, funcionará, mas o carboneto de tungsténio funciona muito melhor devido à dureza deste material, que pode ser encontrada algures entre 68-71HRC. Muito mais duro do que um canivete, quase tão duro como o diamante. Por conseguinte, é muito mais fácil romper a tensão de uma janela de vidro.
Perguntámos também a alguns especialistas. Os empregados do serviço de desmantelamento de automóveis, onde nos foi permitido danificar alguns vidros, têm muita experiência no que diz respeito a quebra-vidros. Disseram-nos que os LifeHammers baratos não são ideais. Provavelmente já ouviu falar deles: os martelos vermelhos com um cortador de cintos de segurança que pode comprar numa loja de ferragens. Testaram estas ferramentas e, muitas vezes, ao fim de um golpe, só tinham o cabo na mão. Não é um produto a que se possa confiar a vida...
Como bater?
Parece simples: pegue no seu quebra-vidros de carboneto de tungsténio e parta a janela. No entanto, o local onde se bate e a janela que se escolhe podem fazer a diferença.
Escolhe sempre uma janela lateral
O para-brisas do seu automóvel é reforçado com uma camada especial que evita que o vidro se parta. Partir-se-á, mas a camada garante que não conseguirá sair. Os vidros laterais não são reforçados com este revestimento e, por conseguinte, são fáceis de remover.
Escolha um canto
Não se esqueça de esmagar o canto da janela. Quer bata do lado de dentro para se salvar, quer do lado de fora para salvar outra pessoa: ao bater no canto da janela, esta partir-se-á mais rapidamente. De preferência, proteja um pouco a sua mão: o vidro de segurança continua a ser bastante afiado.
Esperemos que nunca venha a precisar das dicas acima mencionadas. No entanto, se se encontrar numa situação destas, esperamos que possa beneficiar delas!