Entrevista com o especialista: Jim MacNair da Kershaw e Zero Tolerance
Qualquer pessoa que tenha feito o seu “trabalho de casa” em matéria de navalhas já ouviu falar das marcas Kershaw e Zero Tolerance. Duas marcas de topo da empresa-mãe KAI USA. Falámos com Jim sobre o seu papel na KAI USA e os mais recentes produtos para 2021.
Qual é o seu papel na KAI USA?
Sou coordenador de produto e designer sénior e sou responsável pela equipa de design da Kershaw e da Zero Tolerance. Concebo novos projetos, colaboro com os departamentos de Investigação e Desenvolvimento, Produção, Marketing e muitos outros departamentos para produzir os melhores produtos.
Atualmente, a KAI está a concentrar-se mais nos seus próprios designs. Porquê e como podemos reconhecê-las?
Trabalhamos muito com parceiros. No entanto, com os designs internos, mostramos a nossa força enquanto marca e aquilo de que somos capazes internamente. O nosso objetivo é tornar a Kershaw e a Zero Tolerance famosas, principalmente com os seus próprios designs originais. Sem perder o que defendemos.
Como é que uma faca vê a luz do dia pela primeira vez?
Começa com uma conversa. Reunimos a equipa e discutimos as últimas tendências. As nossas próprias ideias e as informações mais recentes dos clientes e revendedores do sector também são tidas em conta. Depois disso, começamos a trabalhar com caneta e papel. Esboçamos conceitos e discutimo-los com a equipa. Assim que escolhemos um design, criamo-lo utilizando um software de modelação 3D. Em seguida, entramos em contacto com a fábrica para mandar produzir a faca.
Quais são as diferenças em termos de conceção de uma faca para a ZT ou para a Kershaw?
A diferença reside principalmente na utilização de materiais e na construção. Vejamos, por exemplo, a Toyota e a Lexus. O Lexus é mais luxuoso e tem melhores caraterísticas. No entanto, ambas as marcas são vistas como produtores de automóveis de alta qualidade e fiáveis. Fizemos muitas facas Kershaw de alta qualidade. A marca, no entanto, concentra-se mais em oferecer uma qualidade incrível por um preço acessível.
Zero Tolerance é um passo à frente de Kershaw. É por isso que cada nova navalha ZT é melhorada com aço CPM 20CV. As facas ZT são fabricadas para serem as melhores do sector. Isto pode significar várias coisas. As 0308 e 0357 foram concebidas como facas de trabalho robustas. O melhor na sua gama de preços. Os modelos 0762, 0235 e 0990 foram concebidos para serem leves, mas também extremamente sólidos. Bonito e funcional. Como um relógio de luxo. Excelentes ferramentas diárias que combinam estilo e qualidade sem comprometer a funcionalidade.
Assistimos a uma mudança das pastas resistentes para as elegantes slipjoints como a Zero Tolerance 0235 e a Kershaw 2090. Qual é a razão para esta mudança?
Não gosto de chamar a isso uma mudança, mas apenas uma expansão da nossa gama. Já não produzimos tantas navalhas de bolso para uso intensivo como no passado. Principalmente devido às vendas. As navalhas de bolso pequenas e de aspeto simpático são muito procuradas, pelo que produzimos facas que satisfazem essas exigências. No entanto, as pessoas também continuam a preferir as navalhas de bolso robustas, como a Zero Tolerance 0308, por exemplo. É por isso que continuaremos sempre a produzir este tipo de facas.
Em janeiro, a KAI apresentou a sua gama de produtos para 2021. Na sua opinião, qual é o modelo que se destaca? E de que é que mais se orgulha?
Esta é uma pergunta difícil! Quando olho para a linha Kershaw, tenho muito orgulho na Plataforma 2090. Está equipado com um corta-unhas integrado. Infelizmente, não posso ficar com os louros do design. Mas esta faca foi objeto de muito trabalho para a tornar o mais funcional possível.
Relativamente à Tolerância Zero: Estou muito orgulhoso do 0990. A 0999 original era muito fixe e gostava que tivéssemos produzido mais. A 0990 é mais pequena, mais económica e mais fácil de obter. Estou ansioso por ver esta faca específica nas mãos dos nossos clientes.
Em que direção vai a KAI USA em termos de produtos? Vê o mercado a orientar-se numa direção específica e vai orientar-se também nessa direção?
Para muitos, 2020 foi um ano complicado. No entanto, a procura dos nossos produtos continua, felizmente, a ser elevada. Estamos atentos às tendências e aos produtos que são populares. Há, no entanto, um aspeto em que gostaria de me concentrar. É mais importante do que nunca que os clientes obtenham uma boa relação qualidade/preço. Trabalhamos arduamente em novas ideias para garantir que isso aconteça.