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E quanto à garantia?

Quase todos os produtos que vendemos estão cobertos por uma garantia do fabricante. No entanto, a forma como essa garantia funciona e os termos e condições podem variar consoante a marca ou o produto. Por esse motivo, gostamos de lhe dizer mais sobre o que queremos dizer quando falamos de garantia e quais são as exceções e pontos de atenção comuns. Pode ser uma quantidade confusa de exceções e diferenças, por isso, aperte o cinto: aqui vamos nós.

A que se aplica a garantia?

Em nove em cada dez casos, receberá uma garantia sobre falhas de material e de fabrico quando compra um produto. Isto significa que se houver um defeito no produto causado por uma falha no material ou no fabrico, tem direito a uma garantia.

Isto também significa que o desgaste nunca dá direito a uma garantia. Ao fim de algum tempo, todos os produtos se desgastam, em maior ou menor grau. No entanto, isso não significa que a culpa seja do produto ou do fabricante. Alguns produtos desgastam-se mais rapidamente porque são talvez de menor qualidade. Desde que isso seja inerente ao produto, e não um defeito excecional de material ou de fabrico, não poderá invocar a garantia oferecida pelo fabricante.

O que significa a garantia?

O que uma marca considera que deve fazer parte de uma garantia também difere. Por exemplo, se um produto se avariar dentro do período de garantia, tem legalmente direito a uma reparação ou substituição. Isto significa que, por vezes, uma faca pode ser reparada e melhorada com uma nova lâmina ou qualquer outra peça de substituição. Por vezes, significa que receberá um produto completamente novo. Se o produto já não for fabricado, pode ser substituído por um produto de igual valor. O fornecedor ou fabricante encarrega-se de o fazer.

Alguns fabricantes optam por substituir o produto por um produto recondicionado. Trata-se de uma versão corrigida e verificada do produto. Desde que este produto tenha o mesmo valor que o produto que enviou, o fabricante pode decidir fazê-lo.

E quanto ao período de garantia?

Muitos produtos indicam um período de garantia. Muitas vezes, um mínimo de dois anos após a compra, até à vida inteira. Durante esse período, pode reclamar a garantia oferecida.

É importante saber que, para alguns produtos, as condições da garantia diferem das de outros produtos produzidos pelo mesmo fabricante. Pense numa garrafa de óleo ou num tubo de pasta de diamante para uma esteca. Felizmente, estes são também produtos para os quais a garantia (quase) nunca é reclamada.

Alguns fabricantes podem também decidir, por exemplo, oferecer uma garantia normal de dois anos, que será alargada para cinco anos se o cliente se registar em linha ou enviar um postal.

O que significa garantia vitalícia?

O significado de garantia vitalícia varia consoante a marca. Enquanto algumas marcas consideram que a garantia vitalícia é válida enquanto o comprador inicial estiver vivo, outras consideram que a garantia vitalícia se aplica efetivamente sem limite. No entanto, o mais comum é que uma garantia dure tanto quanto a vida útil prevista do produto.

Há fabricantes americanos que imprimem na caixa uma etiqueta com a indicação "Lifetime Warranty*" (Garantia vitalícia*). No entanto, quando se olha para a estrela na parte de trás da caixa, verifica-se que a garantia vitalícia apenas se aplica a quem vive na América do Norte e que "apenas" se obtém uma garantia de 25 anos para quem vive noutros países.

Defeitos devidos a utilização incorreta

Por vezes, acontece algo a um produto porque não é utilizado corretamente. Os defeitos causados por uma utilização incorrecta praticamente nunca fazem parte da garantia. Antes de o utilizar, basta pensar se o produto foi concebido para aquilo que vai fazer com ele.

Um exemplo favorito é o golpe de bastão com uma faca de exterior, em que se corta ou racha um pedaço de madeira utilizando um bastão do tamanho de um bastão para atingir a espinha da faca. Sim, muitas facas podem fazer isto. Algumas são mesmo feitas para o efeito. No entanto, no final, é uma tarefa que deve ser efectuada com um machado.

É preciso dizer que algumas marcas dão garantia para tudo. Independentemente do que se faça com o produto. São, no entanto, raras exceções.

Ferrugem e garantia

As facas enferrujam. Isso é um facto. Mesmo quando uma faca é feita de aço "inoxidável", pode enferrujar. Afinal de contas, não é "isento de nódoas". Isto é o resultado de factores externos: humidade, ácidos ou sal. Ou uma combinação dos três. Pense no ar salgado do mar ou nos ácidos da fruta. Basta limpar e manter bem o seu produto. Se necessário, pode também utilizar Flitz para remover a ferrugem. Nunca é abrangido pela garantia.

Modificações e desmontagem

Para muitos produtos aplica-se o seguinte: se o utilizador modificar o produto por si próprio, a sua garantia expirará. Afiar uma faca não está, obviamente, incluído, uma vez que se trata de uma manutenção necessária. Mas assim que começar a limar, pintar, lixar, soldar, anodizar, etc., a garantia expira imediatamente. Há fabricantes que encaram esta questão de uma forma um pouco mais pragmática: uma pequena modificação no cabo não afectará a lâmina, o que os tornará indulgentes. Mas nunca parta do princípio que o farão!

A desmontagem também pode levar à expiração da garantia. Pense nos famosos autocolantes nos aparelhos electrónicos: 'Garantia anulada se o selo for quebrado'. No entanto, a forma como esta questão é tratada varia consoante a marca. Em primeiro lugar, deve sempre consultar o sítio Web do fabricante antes de pegar na sua caixa de ferramentas.

Transferibilidade e garantia

Algumas marcas são muito rigorosas ao afirmarem que só darão garantia ao primeiro proprietário do produto. Uma das razões é que assumem que durante a primeira compra foi incluído um manual de utilizador na caixa que tentava assegurar uma boa utilização. Se se tratar de um produto em segunda mão, este manual nem sempre está incluído.

Pilhas e garantia

No que diz respeito às pilhas, as coisas são um pouco mais complicadas no que toca às garantias. Em muitos candeeiros, mesmo naqueles que incluem uma bateria, está prevista uma garantia de cinco anos para defeitos de material e de fabrico. No entanto, esta garantia aplica-se ao candeeiro e não à bateria. Alguns fabricantes nem sequer dão uma garantia para a bateria, outros dão apenas seis meses.

Isto deve-se ao facto de a bateria ser considerada um produto de consumo. Tal como precisa de sacos de aspirador para manter o seu aspirador a funcionar, precisará de uma pilha para fazer brilhar a sua luz. Um saco de aspirador não dura para sempre, mesmo que o esvazie ocasionalmente. O mesmo se aplica a uma bateria. Em média, uma bateria de iões de lítio é carregada 500 vezes, após o que está praticamente gasta. A forma como se lida com uma bateria também determina o seu funcionamento. Quer a carregue completamente e a esvazie completamente. Ou se a deixa vazia durante demasiado tempo, ou se, consequentemente, a sobrecarrega num carregador defeituoso. Guarda-a num ambiente quente ou muito frio? Este tipo de coisas não pode ser verificado no caso de um pedido de garantia. Por isso, não se esqueça de que as pilhas quase nunca estão cobertas pela garantia.

Tantas opiniões diferentes, e os nomes?

Neste artigo, falámos de muitas opiniões diferentes entre diferentes fabricantes. Faria sentido dizer: mas quais são os nomes desses fabricantes? Não o diremos. Principalmente porque isso significaria que esta página nunca estaria actualizada. Por esse motivo, recomendamos sempre que, em caso de defeito, se visite o sítio Web do fabricante, para ver que tipo de condições de garantia são respeitadas. Afinal de contas, estas podem estar sujeitas a alterações.

Produto com defeito? Contacte-nos!

O seu produto está com defeito? Por favor, contacte-nos. Pode fazê-lo através da nossa página de serviço. É muito útil se puder descrever claramente a forma como utilizou o produto quando este se avariou. Também ajuda se puder incluir fotografias do problema. Com base nelas, poderemos ver como o podemos ajudar.